Encendemos el Potencial

Talentum® é reconhecido pela sua eficácia comprovada na identificação e desenvolvimento do talento de profissionais, empresários, executivos, líderes, coachees, como também na formação de equipes de alto desempenho.
Oferece suporte nas atividades de coaching, consultoria de empresas e organizações. Parte de uma ampla visão do Potencial Humano com base numa perspectiva enraizada nos avanços da neurobiologia e no entendimento da complexidade do comportamento humano.

Argentina, Brasil, Barcelona, Bolivia, Chile, Costa Rica, Colombia, Dominicana, Ecuador, España, México, Perú, Portugal, Uruguay, USA, Venezuela

sábado, 13 de julio de 2013

Coaching, Potencial e Liderança

Faz tempo que usamos a metáfora dos gansos para exemplificar a liderança de equipe e o funcionamento quase ideal de equipe, ressaltando o compromisso de cada membro da formação de gansos, assim como a fortaleza da liderança rotativa destas belas aves que voam em forma de V.

James Belasco escreveu um livro muito interessante que se chama "Flyight of the Buffalo". O autor defende em seu livro a liderança dos Búfalos que é totalmente verticalista e ditada pela força. Belasco explica que uma manada inteira pode morrer caindo num abismo por seguir cegamente seu líder. Um estilo totalmente oposto á liderança e ao funcionamento da equipe do tipo dos gansos.
Belasco defende que existem opções de crescimento para deixar de ser líderes Búfalo desajeitados e verticalistas e transformar-nos em Búfalos que voam. Conservando a potencia e a energia dos primeiros para combiná-las com a flexibilidade, solidariedade e versatilidade dos segundos.

Li este livro e muitas de suas propostas
são atraentes, menos essa parte de deixar de ser búfalo para ser
búfalo que voa que me faz pensar em deixar de ser eu mesmo para tentar ser algo... que não bate comigo...

O Búfalo é Búfalo e está bem como é e para algo em seu ecossistema necessita de sua forma de manada.
O Ganso é Ganso e está bem como é e para algo em seu ecossistema necessita de sua forma de liderar.

Também podemos olhar a liderança dos cavalos. Eles hoje são exemplo e ferramenta de treinamentos de liderança e equipes.
Comprendo e valorizo estas metáforas.
Contudo, hoje quero reflexionar sobre o valor de respeitar e respeitar-nos como somos e aprender respeitando-nos... Creio:
·. No valor de convidar as pessoas a conhecer-se em lugar de mudar.
·. No valor de atrever-se a ser si mesmo e na coragem de estarmos orgulhosos de nossas fortalezas e respeitosos de nossas fraquezas, inclusive de rir-nos delas para retirá-las desse lugar tão feio.
.O valor de respeitar nossa sabedoria natural,
esse ­­potencial que vem no ADN e que podemos alimentar ou destruir. Essa que nasce no mais profundo de nosso ser e de nossa essência. Aquilo que nos faz fluir, que o tempo não passe, que o cansaço no se sinta... que nos faz sustentáveis.


O valor de conhecer nosso potencial e de usá-lo ao máximo como diz em sua visão a 
ICF (International Coach Federation) que convida os coaches a Maximizar o Potencial de seus clientes.

Nós coaches possuímos a capacidade para ajudar as pessoas a conhecer-se melhor a si mesmas e de encontrar seu potencial para assim levá-lo a esse lugar onde é possível Maximizá-lo.
ICF. Muitos coaches de mais de 111 países (Da Índia aos USA, do Peru á Espanha, do Brasil e Portugal até o Uruguai, do México ao Japão) estarão apresentando oficinas e sessões de coaching, em escolas, universidades, fundações, praças, salões de treinamento... 
Queremos estar presentes nesta difusão do coaching e Talentum Team


Para nos conhecer,  clique -AQUI

No hay comentarios: