Essa sensação de falta de comunicação eficaz, a sensação de que você não é escutado porque as pessoas não valorizam o diferencial da sua contribuição.
Paixão: Um sentimento que permite que você saiba que está fazendo algo da maneira mais difícil, sendo que há uma forma mais fácil, que você esqueceu.
É como na história escrita por Mamerto Menapace, você perdeu o Hilo Primordial (Fio Primordial); conhecia seu rumo, mas já não o vê mais.
Estou pensando em uma resposta para esse indicador que nos diz que as pessoas que trabalham em nossa organização NÃO estão empregando, desenvolvendo completamente o seu potencial, mas apenas uma parte dele.
As pesquisas também afirmam que mais de 50% das pessoas acreditam que não estão desenvolvendo todo o seu potencial em suas vidas profissionais
Há uma infinidade de inimigos do potencial e dos talentos.
Alguns inimigos internos são aqueles que há muito tempo foram internalizados em nossa formação: você tem que ser... você não pode fazer..., para pertencer a este grupo você tem que....quando chegar a...eu incluo você,...são obrigações que cumprimos para pertencer, para fazer parte de algum grupo que nos importa e que, supomos, se importa conosco. Um inimigo interno enorme é: se você se dedicar a... vai morrer de fome! Mas essa é sua paixão! Deixe isso para as férias ou para hobby e você vai se sair melhor!
Alejandro Jodorowsky chama este processo de "Neurose de Fracasso" e o descreve assim:
....
Em nosso post "A vantagem de ser introvertido" conversamos sobre ver a você mesmo de forma positiva, tal como você naturalmente é. Porque todos temos que ser iguais e exigir que você participe na sala, se você produz melhor em silêncio e introspecção ? Os que mais participam são melhores que os outros? Neste post o foco é como é mal visto ser introvertido em contraposição às vantagens de ser introvertido para podermos ser bem sucedidos em certas profissões e ofícios e não em outras em que se saem melhor as pessoas extrovertidas. Todos merecemos respeito por nossa sabedoria natural.
Um exemplo histórico de superação, paciência, talento, potencial e paixão é a história de Shackleton. Assista a este vídeo fascinante sobre um homem que persistiu com seu projeto de vida.
E então? A má notícia é que o seu maior inimigo, que está bem lá dentro de você, é não saber qual é o seu potencial, a sua paixão, os talentos que você tem para desenvolver, conhecer-se, mas de forma desorganizada e repleta de opiniões de chefes, pais, amigos, colegas,....todas pessoas que não são Você mesmo! Isso, você mesmo!
Até agora os outros disseram quem você é. Sempre é um bom momento para que você saiba quem é, por Você mesmo, e que você diga a você mesmo/mesma eu sou... Sempre é tempo de encontrar seu potencial, esse que faz você sentir que as coisas que fluem são simples, que está dando o melhor de Você!
Para participar das próximas conferências, online e presencial, 08/04 - 29/04
Escreva para: Talentum.Br@adtalentum.com
Cadastrese: http://talentum.us/index.php/pt/contato.html
Também pode nos pedir, pelo e-mail acima, o abstact do livro Talentum.
Muito sucesso!